Digite sua busca

post

Como a cafeína atua no organismo?

Como a cafeína atua no organismo?

Tomar um café pra ficar acordado ou para manter o foco, são coisas normais do dia-a-dia, mas você sabe como o café atua no seu organismo?

O café tem em sua composição a cafeína, que é uma substância psicoativa, ou seja, atua no sistema nervoso promovendo inúmeros efeitos nas funções fisiológicas (humor, sono e dor). Ela se une a célula nervosa bloqueando sua ligação com a adenosina, que é uma substância do cérebro, liberada ao longo do dia levando ao cansaço e a sonolência. Por serem muito parecidas, quando a cafeína se liga as células nervosas, os sinais que seriam enviados pela adenosina são bloqueados e o cansaço não aparece. Assim, ficamos acordados por mais tempo.

Além de estar presente no café, a cafeína está também no chocolate, chá preto, refrigerantes e remédios analgésicos, já que também atua contraindo os vasos sanguíneos do cérebro, o que reduz a dor de cabeça.

Essa substância também aumenta os níveis de dopamina que é responsável por ativar o centro de prazer em certas partes do cérebro, o que pode levar a uma dependência à cafeína.

O consumo exagerado de cafeína pode afetar o nosso sono a longo prazo, pois é enquanto estamos dormindo que ocorrem muitos processos importantes para a regulação do nosso organismo. Apesar de tudo isso, a cafeína tem aspetos muito positivos, sendo fonte de vitaminas e minerais, por isso pode ser totalmente saudável, quando consumida de forma moderada.

Fontes:
CLUBE DA QUÍMICA. Os efeitos da cafeína sobre o cérebro. Disponível em: CLIQUE AQUI. Acessado em: 10 de agosto de 2020.
FLORÊNCIO, Antônio. Vai um pouco de Cafeína? Disponível em: CLIQUE AQUI. Acessado em: 10 de agosto de 2020.
TAVARES, Cristiane; SAKATA, Rioko Kimiko. Cafeína para o tratamento de dor. Disponível em: CLIQUE AQUI. Acessado em: 10 de agosto de 2020.

Deixe uma resposta

Seu e-mail e ocupação não serão publicados