Dicas para a Redação do Enem_ Aprenda a Melhorar seu Texto

Dicas para a Redação do Enem: Aprenda a Melhorar seu Texto

Com o ENEM se aproximando, você deve estar buscando diversas estratégias para se preparar para o exame. E, claro, pensando no que é possível fazer até a prova para conseguir escrever uma boa redação do Enem.

Mas, como a produção de textos não é algo tão objetivo como as questões de múltipla escolha, sempre surge a dúvida: como avançar em redação?

Para ajudar você a aproveitar o seu tempo da melhor forma possível, preparamos algumas dicas para a redação do Enem. Com as orientações da professora de redação do Aprova Total, Daniela Cristina da Silva Garcia, mestra e doutoranda em linguística aplicada, mostraremos no que focar durante seus estudos para redação, dependendo do seu perfil.

Ponto de Partida: Qual a Estrutura do Texto na Redação do Enem?

Segundo Daniela, estudar como estruturar um texto e como o Enem o corrige deve ser o ponto de partida para ir bem na redação. “Isso porque, na ânsia de acalmar nossa ansiedade, acabamos buscando fórmulas mágicas ou nos prendemos em tentativas – normalmente frustradas – de acertar o tema da redação. Assim, perdemos o foco no que realmente importa e nos distanciamos desses dois elementos que são fundamentais para alcançar uma boa nota no dia da prova”.

Primeiro, é preciso ter uma base da estrutura do texto dissertativo-argumentativo, que corresponde à competência 3 da redação do Enem. Esse tipo de texto possui um formato muito característico e definido. “Você, por exemplo, já pensou em um texto dissertativo sem introdução, desenvolvimento e conclusão? Sabemos que isso não é possível. Em função disso, a análise das redações do Enem possui um foco muito marcado nos elementos estruturais que compõem uma dissertação”, explica a professora.

Para começar, é importante que você tenha uma estrutura textual bem definida. Ou seja, saiba como montar o seu texto, saber em que lugar colocará cada argumento, como apresentará o tema, como trará as reflexões ou como concluirá as discussões. “Isso tudo pode ter um lugar pré-estabelecido, como uma fórmula, para te dar segurança na hora de escrever. A partir disso, você só precisará colocar as variáveis dessa fórmula – os seus argumentos – em seus devidos lugares”, destaca Daniela.

Ela ressalta que não se trata de uma fórmula pronta ou de um modelo pré-definido, mas de uma estrutura em que o aluno sinta segurança e contemple as características do texto dissertativo. “Você deve ter conhecimento dessa estrutura e moldá-la a depender do quanto tem estudado redação”.

Segundo Ponto: Entenda os Critérios de Correção!

O outro elemento que deve ser a base para qualquer estudo de redação do Enem é o conhecimento das cinco competências que são utilizadas para a correção da prova. “Saber o que são essas competências e como elas devem aparecer no seu texto é essencial. Assim, você saberá as regras do jogo para conseguir jogar melhor”, compara a especialista.

Como a correção do Enem é muito específica, ignorar, por exemplo, que é preciso ter conectivos no início de pelo menos dois parágrafos pode fazer o candidato perder 40 pontos na competência 4. Ele poderia ganhá-los com apenas uma palavrinha, caso soubesse desse critério de avaliação.

Esse tipo de cobrança – que é característica do Enem – você passa a conhecer quando estuda as competências. Para te ajudar nisso, não deixe de acessar a Cartilha do Participante, disponibilizada pelo Inep.

Dominar bem esses dois elementos já auxilia muito na produção de um bom texto no dia da prova. Mas agora, vamos pensar em como efetivar esses conhecimentos e qual a melhor forma de estudar nessa reta final. Vamos, então, a diferentes dicas para os diferentes perfis: aqueles que estão escrevendo textos desde o início do ano e aqueles que estão começando agora.

Comecei a Estudar Redação Agora e Não Escrevi Muito. O Que Faço?

Primeiro, calma. Não é porque você não praticou o bastante que não conseguirá ir bem na redação do Enem. O texto cobrado pela prova é bem “quadradinho”. Por isso, você ainda tem como compreender bem sua estrutura. Veja essas dicas:

Leitura de Textos Nota Máxima

Além de ter uma estrutura muito consolidada e saber bem sobre as competências de correção, você deve se familiarizar com elas. Para isso, a leitura de redações do Enem nota mil é muito importante. “Ao ler esses textos, você perceberá que há elementos que se repetem, como a menção de dois argumentos no final da introdução, ou o uso de repertórios legitimados em pelo menos um dos parágrafos do texto”, ressalta Daniela.

“Você verá ainda que, apesar de terem estilos bem diferentes, a lógica argumentativa desses textos é muito parecida e pode ser tomada como base para estruturar a sua argumentação. Mas aqui temos um ponto importante: essa leitura deve ser uma base, e não um modelo a ser copiado, pois a tentativa de adaptar um texto já existente a um novo tende a dar errado”, alerta.

Formando Repertórios Culturais para a Redação

Reconhecida essa estrutura básica do texto dissertativo, o passo seguinte é se preparar para adaptá-la a qualquer tema. “É importante que você tenha alguns repertórios socioculturais que lhe auxiliem a sustentar argumentos dos mais diversos. Para isso, liste alguns eixos temáticos, como educação, saúde, tecnologia, meio ambiente e comportamento.

Depois, separe um ou dois repertórios de diferentes áreas do conhecimento para cada um desses eixos. Eles servirão de “coringa” caso você não consiga lembrar de nenhum exemplo legitimado no dia da prova”, orienta a professora.

No ano em que o tema do Enem foi “o desafio da formação educacional dos surdos no Brasil”, por exemplo, o candidato possivelmente não teria um repertório que abordasse especificamente o que era proposto. Mas poderia buscar algo que listou no eixo educação e, no decorrer do parágrafo, relacionar com o restante do tema.

“Com estrutura reconhecida, as competências estudadas e uma listinha de repertórios por eixo temático feita, você já conseguirá buscar um bom desempenho na sua redação. Mas, caso ainda dê tempo, tente escrever algum texto antes para analisar a correção e aprofundar a escrita a partir do que falaremos a seguir”, pontua Daniela.

Já Tenho Prática, Mas Ainda Quero Melhorar. O Que Faço?

Se você praticou redação de maneira recorrente, saiba que trilhou o melhor caminho. A maneira mais efetiva de aprender redação e ter tranquilidade para escrever um bom texto com autonomia é praticando constantemente. Aquela máxima de que “a prática leva à perfeição” vale em muitos casos, inclusive na redação.

De Olho nas Competências da Redação do Enem

Seu foco precisa ser consolidar o que já sabe, lapidar alguns detalhes e ganhar segurança para o dia da prova. “Para isso, é preciso que você esteja muito consciente de seus erros e acertos”, diz Daniela.

A professora sugere fazer uma tabela que compare suas notas em cada uma das competências. “Esse passo é importante, pois, no Enem, a nota inteira pouco nos ajuda a estudar, visto que ela é somente a soma da correção de cinco competências distintas. Então, busque primeiro reconhecer quais competências você recorrentemente ainda perde pontos. Depois, tente aprofundá-las da forma como mostraremos a seguir”.

Analise Seus Erros Gramaticais

Se você perde pontos na competência 1, lembre-se que uma coisa é saber as regras de gramática e outra é saber aplicá-las em seu texto. Por isso, se você está estudando regras de vírgula, crase e acentuação para melhorar nessa competência, talvez esteja perdendo tempo que poderia ser direcionado para outras matérias nessa reta final.

A questão aqui é que você não precisa estudar todas essas regras, mas deve focar naquelas que você costumeiramente erra. “Normalmente, nós erramos sempre as mesmas coisas, pois temos um estilo próprio de escrita, além de alguns vícios na hora de escrever. Então, se você ainda não está gabaritando a competência 1, pegue seus últimos textos e analise os erros de norma-padrão que apareceram neles. Foque em entender quais foram recorrentes e quais regrinhas não foram cumpridas”, sugere Daniela.

Pesquise Mais Sobre a Estrutura, Adequação ao Tema e Repertório

Se o seu problema é a competência 2, relacionada à leitura crítica da proposta de redação, é importante entender em qual dos três aspectos você está errando. Caso sua nota nesse critério esteja abaixo de 120, reveja a estrutura do texto ou preste mais atenção na adequação ao tema, mencionando todos os elementos da frase temática em seu texto.

Se sua nota está estagnada no 160, o repertório que você está utilizando não é produtivo. “Para melhorar esse aspecto, diferentemente do que muitos pensam, não é preciso incluir mais repertórios legitimados no texto – somente um já é o suficiente para alcançar nota máxima –, mas é preciso relacioná-lo melhor à discussão proposta. Busque sempre conectar o exemplo citado com o objetivo traçado para o parágrafo da maneira mais explícita possível”, aponta a professora.

Desenvolvimento da Argumentação

Se a deficiência estiver na competência 3, que tende a ser uma das mais difíceis de obter nota máxima, você precisa identificar se está perdendo no projeto de texto ou no desenvolvimento das ideias. “Se o problema for uma falha na argumentação, uma boa forma de estudar é reler os textos nota máxima e grifar as partes autorais e opinativas que mostram a relação que o autor fez entre o repertório e o objetivo traçado para cada parágrafo”, ensina a professora. “Dessa forma, observando como as ideias foram explicitadas e defendidas, você pode verificar estratégias para também desenvolver essa autoria em seu texto”.

Saiba Como Usar os Conectivos na Sua Redação

Se você não gabarita a competência 4, relacionada à coesão e coerência, veja se está cumprindo a regra de apresentar conectivos no início de pelo menos dois parágrafos. Depois, confira em uma tabela de conectivos se os elementos que você usou realmente fazem a relação que você quer estabelecer no texto. “Por exemplo, quando você coloca ‘entretanto’, a relação entre os períodos ligados por ele precisa necessariamente ser de contraste ou oposição”, detalha Daniela. Grife os conectivos e veja se você não está repetindo algum deles muitas vezes, pois isso também pode tirar pontos nessa competência.

Foque na Proposta de Intervenção

Por fim, se é na competência 5 que você ainda encontra dificuldades, lembre-se que a nota da proposta de intervenção vem mais da forma como ela se estrutura do que propriamente do que ela propõe. Então, primeiro, tenha claro o que são os cinco elementos que devem ser apresentados na proposta (ação, agente, modo/meio, efeito e detalhamento) e veja palavras que os marquem bem. “Usar ‘por meio de’ para marcar o modo/meio, por exemplo, ou ‘a fim de’ para marcar efeito/finalidade”, esclarece a professora.

Veja também os diferentes tipos de detalhamento (da ação, do agente, do modo ou do efeito) e escolha aquele que você sente mais segurança em fazer. Como nessa competência o foco está muito na forma, vale a pena revisar a estrutura em textos nota máxima para ver como os elementos da proposta são marcados.

Conclusão

Dominar a estrutura e os critérios de correção da redação do Enem é fundamental para obter uma boa nota. Se você está começando agora, concentre-se na leitura de textos nota máxima e na formação de repertórios culturais. Para quem já tem prática, o foco deve ser na análise dos erros e na melhoria contínua, prestando atenção às competências específicas.

Praticar a escrita, analisar seus erros e aprender com exemplos de sucesso são passos essenciais para se sair bem na redação do Enem. Boa sorte!

 

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