Orientação profissional

O que é Orientação Profissional

Entender o que é orientação profissional fará uma enorme diferença em seu futuro, visto que a escolha de uma carreira é algo que gera um enorme dilema para a maioria das pessoas.

Não importa qual a etapa da sua vida em que esteja no momento, a orientação profissional pode ajudá-lo no início da sua jornada ou quando é preciso realizar mudanças nela.

O melhor de tudo é que saber qual caminho a seguir torna-se bem mais simples e prático quando você tem um acompanhamento totalmente especializado.

Para compreender de vez o que é orientação profissional e como é importante buscar por ela, não deixe de acompanhar esse texto até o final!

ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL: ENTENDA O QUE ELA É!

Vamos começar explicando o que é orientação profissional.

A orientação profissional nada mais é do que um processo de aconselhamento de uma pessoa que necessita tomar algumas decisões relacionadas com a escolha da sua profissão.

Em geral, esse aconselhamento ocorre mais quando as pessoas precisam escolher qual curso superior irão fazer após o colégio.

As escolas costumam prover esse aconselhamento depois de um acompanhamento feito de maneira breve e focada com os alunos, ajudando-os a descobrir as oportunidades ideais de carreira.

A orientação profissional não deve ser feita de qualquer maneira e por qualquer pessoa, mas sim seguir um padrão e uma dinâmica que precisa ser conduzida sempre por um profissional especialista em psicologia ou em pedagogia. 

Essa orientação do indivíduo vai ser feita tendo como base diferentes parâmetros, para que se possa reconhecer quais são as carreiras mais adequadas ao perfil daquela pessoa.

Passar por uma orientação profissional ajuda você a tomar a sua decisão de uma forma bem mais consciente, ao invés de fazer escolhas aleatórias e sem critério.

Uma orientação desse tipo permite que você conheça bem sobre diferentes cursos, as profissões, os salários pagos e ainda como está o mercado de trabalho.

Tão importante quanto é a compreensão a respeito de quais são os desejos e os talentos que possui, o que ajuda mais na decisão tomada conscientemente.

Assim, fica claro como a orientação profissional permite que uma pessoa alcança um nível maior de autoconhecimento, algo que nem todos desenvolvem durante a vida.

É com esse conhecimento sobre si mesmo, quais seus interesses, quais suas metas e as aptidões e talentos que possui que fica mais fácil definir e planejar o futuro.

A IMPORTÂNCIA DE BUSCAR PELA ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

Após entender o que é orientação profissional, é o momento de compreender melhor a importância dela.

A orientação traz muitos benefícios para uma pessoa que quer fazer um bom planejamento sobre o seu futuro, conhecendo bem a profissão e o mercado no qual vai atuar.

O conhecimento a respeito de si mesmo, dos seus desejos e talentos, é uma outra grande importância de contar com uma orientação profissional.

Na verdade, pode-se dizer que nem sempre é fácil mensurar todas as vantagens que se obtêm com a orientação, já que ela afeta a vida de qualquer pessoa a partir do momento em que ela escolhe seu curso e vai à faculdade.

Como um bom processo de orientação aumenta muito as chances do sucesso profissional de uma pessoa, fica claro como ele impacta bastante no futuro, incluindo as promoções alcançadas na carreira.

ENTENDA AS VANTAGENS DE PASSAR POR UMA ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

Apesar de ser claro que a orientação profissional não é uma ciência exata, passar por esse processo é muito benéfico e conhecer de perto quais são as vantagens lhe permitirá entender melhor sobre isso.

Veja na lista a seguir quais são as principais:

  • Proporciona um maior autoconhecimento: como já mencionado anteriormente, esse processo é muito eficiente em fazer com que as pessoas olhem para si mesmas, se conheçam melhor a respeito dos seus objetivos, dos interesses e das habilidades que possuem, o que tornará mais consciente a escolha da profissão a seguir.

 

  • Torna a escolha da profissão mais fácil: pegando o gancho do tópico anterior, o maior objetivo na orientação profissional é, como o nome já surge, ajudar a pessoa a tomar a decisão da melhor profissão para ela naquele momento da sua vida. Isso é feito ao se trazer informações a respeito de cada área de estudo, sobre o mercado das profissões e assim ajudar a pessoa a planejar o futuro e fazer um plano de carreira.

 

  • Auxilia a alavancar a carreira: muitas pessoas acham que a orientação profissional é feita somente quando alguém sai do colégio e está querendo conhecer o melhor curso para si na faculdade. Entretanto, esse é um processo que pode ser muito bem usado em qualquer fase da vida profissional, de modo que a pessoa consiga a alavancar sua carreira.

 

  • Aumenta as chances de obter sucesso no mercado: por tudo o que foi dito, com uma boa orientação você vai poder tomar a melhor decisão e ser bem-sucedido no que faz, já que encontrará uma profissão com a qual tem afinidade, o que aumenta muito as chances de sucesso.

CONCLUSÃO

Como você viu, a orientação profissional é um processo essencial para qualquer pessoa que esteja buscando descobrir o que deseja fazer em seu futuro, com uma profissão que esteja de acordo com seus talentos e interesses.

Neste texto, você conheceu mais a respeito de como esse processo funciona e de quais são as vantagens dele para qualquer pessoa, independente da etapa da vida.

Gostou do artigo de hoje sobre o que é a orientação profissional? 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *