Digite sua busca

post

A história da Independência do Brasil

A história da Independência do Brasil

A história é muito longa até que ocorresse a independência do Brasil, o rompimento com Portugal começou bem antes de 1822, fomos colônia durante anos e a nossa relação já estava desgastada desde 1808, quando a família real portuguesa chegou nas terras brasileiras.

A chegada da família real, que havia fugido das tropas francesas que invadiram Portugal, ocasionaram várias mudanças em nosso país, que contribuíram para o desenvolvimento comercial, econômico e, anos depois, possibilitou a independência do Brasil. Com todos esses avanços fomos elevados a condição de reino, pelo rei D. João VI, o que significava que o Brasil deixava de ser uma colônia.

A nova condição do Brasil não agradou a todos e isso levou a duas revoluções: a Revolução Pernambucana, ocorrida no país em 1817 e a Revolução Liberal do Porto, que eclodiu em 1820 em Portugal, que exigia a volta do rei e o rebaixamento do Brasil à condição de colônia.

A volta do rei a Portugal aconteceu em 1821, iniciando a regência de Pedro de Alcântara no Brasil.  Quando a corte exigiu o retorno imediato para Lisboa do príncipe regente, a elite brasileira se movimentou para que Dom Pedro ficasse. Esse movimento resultou, em 9 de janeiro de 1822, no “Dia do Fico”.

Todos esses acontecimentos levaram nosso país a sua independência, Dom Pedro possuía apoio interno suficiente para desafiar Portugal. E em 2 de setembro de 1822, Maria Leopoldina assinou o decreto de independência para, logo em seguida, despachá-lo com urgência para D. Pedro, que estava em viagem para São Paulo e foi alcançado no dia 7 de setembro, às margens do rio Ipiranga, local onde ele  proclamou o grito da independência, marcando o rompimento do Brasil  com Portugal, tornando-se uma nação independente.

FONTES:
MUNDO EDUCAÇÃO. 7 de Setembro – Independência do Brasil. Disponível em: CLIQUE AQUI. Acessado em: 03 de setembro de 2020.
NEVES, Daniel. Independência do Brasil. Disponível em: CLIQUE AQUI.  Acessado em: 03 de setembro de 2020.

Deixe uma resposta

Seu e-mail e ocupação não serão publicados