Digite sua busca

post

Quem foi Tiradentes?

Quem foi Tiradentes?

Joaquim José da Silva Xavier (1746-1792), apelidado de Tiradentes, foi um dos participantes da Inconfidência Mineira, movimento que tinha como objetivo proclamar a capitania de Minas Gerais como uma República Independente.

Pra entender como Tiradentes foi parrar na forca, temos que entender o contexto histórico da época. Minas Gerais tinha como governador, nomeado pela Coroa Portuguesa, Visconde de Barbacena, que cobrava o quinto, isto é, o equivalente a cerca de 20% do total das riquezas extraídas da região.

Tiradentes e outros nomes importantes dessa história, como por exemplo Cláudio Manuel da Costa e Tomás Antônio Gonzaga, achavam que esses impostos eram abusivos, ainda mais a partir de 1760, onde a extração de ouro regrediu consideravelmente, mas os impostos continuaram a ter os mesmos valores.

Para reverter a margem defasada dos quintos recolhidos, a Coroa Portuguesa autorizou a implementação da chamada derrama. A derrama obrigava os mineradores a cobrirem com suas posses, isto é, tudo aquilo que lhes pertencia como objeto de valor, o que faltava na quantia do quinto. Essa solução só agravou ainda mais o problema e aumentou a revolta da população.

Em 1788, os inconfidentes, inspirados pelas ideias Iluministas da época, prepararam o seu movimento de independência de Portugal. Mas um dos membros, José Silvério dos Reis, traiu o movimento e entregou os parceiros, em troca ele pediu o perdão de suas próprias dívidas e benefícios para sua família.

Tiradentes e outros inconfidentes foram perseguidos e presos. Os bens de Tiradentes foram confiscados, sua casa queimada e a terra salgada – tornando-a imprópria para o cultivo -, castigo comum que a Coroa portuguesa destinava aos condenados por traição.

Tiradentes foi sentenciado a forca e executado no dia 21 de abril de 1792, seu corpo foi esquartejado e partes do seu corpo exposto na estrada que conectava o Rio de Janeiro a Minas Gerais.

De traidor da rainha a herói da inconfidência mineira, Tiradentes além de ser um símbolo de rebeldia, ficou conhecido como mártir cívico-religioso e antimonarquista, fazendo prosperar as pinturas que o aproximam da imagem de Cristo.

FONTE:
HISTÓRIA DO MUNDO. Tiradentes. Disponível em: CLIQUE AQUI. Acessado: 20 de abril de 2021.
JULIANA MORALES. Qual é a origem e o significado do feriado de Tiradentes?. Disponível em: CLIQUE AQUI. Acessado: 20 de abril de 2021.

Deixe uma resposta

Seu e-mail e ocupação não serão publicados