Digite sua busca

post

Você sabe a origem da vacina?

Você sabe a origem da vacina?

Quando falamos de vacina, logo lembramos das campanhas de vacinação contra a gripe e a busca incessante pela vacina contra o COVID-19, mas você sabe a origem da vacina?

O criador da primeira vacina foi Edward Jenner, médico nascido em Berkeley, na Inglaterra, em 17 de maio de 1749. Sua jornada na medicina começou quando ele tinha apenas treze anos, atuando como ajudante de um cirurgião em Bristol. Após se formar em Londres, retornou a sua cidade natal, onde realizou experimentos relativos à varíola, doença que matava cerca de 400 mil pessoas por ano naquela época.

Edward observou que ordenhadores eram imunes a essa doença, desde que tivessem sido contaminados pela cowpox, doença semelhante à varíola que atingia o gado, cujos sintomas eram a formação de pústulas, mas que não causava a morte dos animais.

Diante disso, o medico extraiu o pus da mão de uma mulher que estava com a varíola bovina e o inoculou em um menino saudável, James Phipps, de oito anos que contraiu a doença de forma branda e, dias depois, estava recuperado.

Messes depois, Edward inoculou no mesmo menino um liquido extraído de uma pústula de varíola humana. E para sua surpresa o menino não adoeceu, o que significava que James estava imune à varíola, descobrindo assim a primeira vacina!

Ao publicar seu artigo sobre vacinação, “Um Inquérito sobre as Causas e os Efeitos da Vacina da Varíola”, houve uma grande resistência dos médicos, religiosos e da sociedade por achar repulsivo o método utilizado, que consistia em contaminar pessoas com material colhido de animais doentes.

Novas inoculações foram realizadas tornando os benefícios da imunização evidentes, e o processo passou a ser adotado mundialmente. Sendo até hoje, o método que possibilita o controle da disseminação de várias outras doenças infecciosas.

Fonte
PONTE, Gabriella. Conheça a história das vacinas. Disponível em: CLIQUE AQUI. Acessado em: 16 de junho de 2020.

Deixe uma resposta

Seu e-mail e ocupação não serão publicados