Relatório dos Pais

10 Jogos de Celular para Aprimorar o Raciocínio Lógico

Quem está em fase de preparação para o vestibular precisa ter um bom raciocínio lógico. Da matemática à interpretação de textos e gráficos, estar com o cérebro afiado para entender relações de causa e efeito dos enunciados é fundamental.

Exercícios de raciocínio lógico são velhos conhecidos de quem quer treinar a mente para esses desafios. O legal é que hoje há diversos aplicativos que auxiliam no treino de raciocínio. Conheça alguns deles e saiba como podem te ajudar a pensar com mais velocidade e nitidez.

1. Flow Free: Bridges

Nesse jogo, o objetivo é ligar diferentes pontos com caminhos que não podem se sobrepor. Os níveis iniciais são mais elementares, com o objetivo de ensinar o funcionamento do app, mas logo os desafios se tornam maiores. Para encontrar a trilha que liga os pontos, será necessário considerar diversas variáveis ao mesmo tempo. Disponível para iOS e Android.

2. Tetris

Esse clássico foi criado na Rússia, em 1984, e se tornou um dos primeiros jogos exportados pelo país. Simples e viciante, tem como objetivo acomodar peças que caem de forma a criar linhas que, se completadas sem falhas, somem e dão pontos ao usuário. O jogador pode virar as peças para acomodá-las e, nas versões mais comuns, sabe-se antecipadamente qual é a próxima peça a cair. A velocidade do jogo aumenta de acordo com a pontuação e exige um raciocínio geométrico rápido. Disponível para iOS e Android.

3. 8 Ball Pool

O maior jogo de sinuca para mobile, o 8 Ball Pool é, assim como o Tetris, um app que desafia o raciocínio geométrico. Tal como uma mesa real, ele exige uma série de raciocínios para prever quais são as bolas mais importantes para encaçapar primeiro e onde a bola branca deve ficar no fim da tacada para encaçapar a próxima. É importante também deixar o adversário em “maus lençóis”, com um ângulo ruim. Nesse sentido, a ferramenta estimula o planejamento de diversas jogadas. Disponível para iOS e Android.

4. 2048

O jogo começa com uma matriz (a clássica é de 4×4), na qual duas casas estão preenchidas pelo número 2. Você pode empurrar os números para cima, baixo, direita e esquerda: todos os números iguais, ao se encontrarem, serão somados e, sempre que um movimento ocorre, mais um número 2 é adicionado à matriz. Por exemplo, se houver dois números 4 lado a lado, mover um em direção ao outro vai gerar um quadrado com o número 8 e outro com o número 2. Assim, o objetivo é somar os números iguais, que vão se acumulando em variações de potências de base 2 (2, 4, 8, 16, 32, 64, 128, 256, 512, 1024, 2048 etc.). Quanto mais os números estiverem somados e sintetizados, mais espaço sobra para manejar novas somas e aumentar a pontuação. Disponível para iOS e Android.

5. Peak

O Peak possui modalidade paga e gratuita. Ele permite ao jogador que acompanhe seu histórico entre as diversas categorias de exercício, como memória, linguagem, atenção e agilidade mental. Há uma série de tipos de exercício que atendem a esses eixos de desenvolvimento, e o modelo gratuito dá acesso a uma série diária que mescla um pouco de cada um deles. Disponível para iOS e Android.

6. Quick Brain

Trata-se de um app interessante e útil: nele, o jogador precisa desenvolver operações matemáticas com rapidez, uma vez que há tempo para as soluções. Ele é indicado tanto aos aficionados por números, que têm nas contas um hobby, quanto por aqueles que precisam desenvolver a capacidade de raciocinar rapidamente nas operações básicas. Disponível para Android.

7. Amazing Alex

Dos mesmos criadores de Angry Birds, o jogo apresenta cenários cheios de variáveis interessantes, e o jogador é chamado a auxiliar Alex na resolução de conflitos. Ótima jogabilidade, desafios interessantes e gráficos simpáticos prometem capturar a atenção e estimular o raciocínio de quem se aventurar no app. Disponível para iOS e Android.

8. The Room

Esse jogo premiadíssimo exige um pouco da memória do celular (os gráficos são dignos dos melhores consoles), mas entrega muito mais do que você espera. Os ambientes 3D são assustadores e os desafios levarão você ao limite do raciocínio. Disponível para iOS e Android.

9. Dumb Ways to Die

O jogo é muito bem-humorado e pede que você resolva os desafios sob pena de seu simpático avatar passar dessa para melhor. São diversos tipos de prova que exigem rapidez e versatilidade, inclusive para descobrir qual é a tarefa a ser cumprida. Raciocínio não falta nesse app, cheio de gráficos encantadores. Disponível para iOS e Android.

10. Contre Jour

Ótima trilha sonora e gráficos de tirar o fôlego estão entre as características do jogo. O mais interessante é que, em vez de manipular a imagem, o jogador tem capacidade de mudar o ambiente para que o avatar consiga cumprir as tarefas solicitadas. Disponível para iOS e Android.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *